Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Aljustrel III Maio 2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Aljustrel III Maio 2018. Mostrar todas as mensagens

sábado, julho 07, 2018

O Museu - o que faltou - de Aljustrel

Com a mudança de residência, por algum tempo de férias - esta visita a Aljustrel foi no caminho para Sul - , esqueci-me do resto das fotos do Museu Municipal, mineiro e não só.
(o resto, os caminhos e povoações à volta que se foram descobrindo, ficarão nas "minhascoisassoltas" onde me entendo melhor, escolhendo, dando luz, desfiando a memória e as imagens, sem muitas considerações: só o gostar delas).
Sempre me encantaram as escavações (já me perdia de olhos-criança no Atlas de 1956??? de João Soares), a sabedoria e o ensinamento que me trazem as pedras e os artefactos antigos. A imaginação das pessoas tanto tempo antes de nós. Escrevi-o não sei onde, e se calhar já o disse mais que uma vez: 

"vivemos em cima do pó dos outros".

Foi de novo um prazer ver pedras e outras antiguidades trazidas à luz de hoje: Idade do Bronze (Atlântica) 1300 a -700 a.C.! E por vezes quanto me custa contar para trás...






A elegância, o movimento,

a forma da travessa, tão moderna quanto "hoje"!





Tantas vezes me comovem estas pedras tumulares.