Numa antecipação (vou aos montes, outra vez! despedir-me das pedras e vinhas que vão adormecendo no Outono) ao "Fotografando as palavras dos outros" de 26.10, sobre um belo poema de Manuel António Pina, "Todas as palavras" poesia reunida, 2011:
A sugestão de J. e um poeta que nos fugiu, tão novo, para as estrelas:
"Toma, este é o meu corpo, o que sobe as escadas
em direcção à tua escuridão, deixando-me,
ou a alguma coisa menos tangível,
no seu lugar.
Também elas envelheceram, as escadas,
também como eu, desabitadas.
Anoiteceu, ao longe afastam-se passos, provavelmente os meus,
e, à nossa volta, os nossos corpos desvanecem-se como terras estrangeiras."
As minhas propostas, (re)escolhendo as que ficaram "no tinteiro"
Terras estrangeiras... desvanecidas no tempo.