sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Dança













Como a pensei esta semana no PPP.
Pas de deux

e os minutos que andei à volta do "Lago dos Cisnes"
para lhes sentir a frescura, a elegância, a música dos seus gestos.

Para certas harmonias têm os meus olhos uma paciência santificada.
Mesmo com olhos desfocados pela impaciência de os reter.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

10 Minutos de Céu









... esperando a Primavera, promessas
nos troncos
nas pessoas

harpas nos ramos já tocadas pelo futuro de folhas
troncos lúcidos

ignorantes gentes
da seiva
e de tantas mudanças de que o universo se compõe

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Um quadro da tarde

(o lugar existe
o sol põe-se lá ao fim da rua)



assim
estaria bem, eu dentro da paisagem.

Longe de lugares e mais perto da terra.

(volto sempre, em pensamento, onde gosto, a quem)

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

11 anos

Vi hoje os espinhos de tantas rosas, de tantos maios.






As luzes são ao longe.
De um lado os canhões, do outro, poentes sem escolha.

(um preso sem culpa que é solto, poderá sentir-se alegre, sim, poderá!
mas nunca esquecerá uma hora, uma noite, de prisão. Nunca.)

Eu estou noutro lugar, só.

Lugar iluminado a meu gosto - entre oliveiras
e brisas de (muito)pensar
e pedras de andar (gastas)
e (inúteis) papéis de rasgar

- coisas, enfim, tão (re)conhecidamente minhas.

sábado, fevereiro 05, 2011

Uma semana adiante




(2 fotos de "J."- M.J.)

Tinha pedido à Amiga
que surpreendesse os "pedantes" quando eles se abrissem.
Esqueci-me de lhe dizer que lhes pusesse um espelho à frente!

Chama-se florir, florescer, partilhar.
Ainda com as gotas do seu banho nocturno, ei-los que nos saúdam.
Teimosos na alegria.

sábado, janeiro 29, 2011

Mudanças ao minuto






como pessoas ao vento
como sentimentos
como idiomáticas
enigmáticas
interpretações de nós

O céu em 3 minutos, tão próximo do meu estar.
A propósito deste tão belo haiku, no desafio de M. no PPP, em que dezasseis pensares desafiaram os céus da poesia:

a aurora dentro de uma asa
a manhã descendo pelo vento


Emanuel Jorge Botelho
21 Haiku com Asas
(Terceiro Livro Emanuel Jorge Botelho - Urbano) in
21 Haiku com Asas, Urbano e Cabras, Galeria 111

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Depois de eleicoes

Santos milagreiros e outros


Por mais gritos
ou protestos nas vias conhecidas




de trancas e portas que ninguém abriu



há coisas das casas desfasadas.



há casas desfasadas das pessoas
há pessoas desfasadas das intenções (as nossas, as deles)

- e o tempo navega (in)temporalmente, a favor ou contra-corrente

Apesar de, e desfasado, da nossa realidade
interior.

sábado, janeiro 08, 2011

Parabéns para 11 em 01.2011




Pensando em caminhos percorridos
no Pequeno Príncipe
já quase rei

"...
- Os reis não possuem. Eles reinam sobre. É muito diferente.
- E de que te serve possuir as estrelas?
- Serve-me para ser rico.
- E para que te serve ser rico?
- Para comprar outras estrelas, se alguém achar.
...
- Mas tu não podes colher as estrelas.
- Não. Mas eu posso colocá-las no banco.
- Que quer dizer isto?
- Isto quer dizer que eu escrevo num papelzinho o número das minhas estrelas. Depois tranco o papel à chave numa gaveta.
..."
Do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry - edição 1964

E por isso para a cidade que me vê, a mim e as estrelas, nestes dias.