Como a pensei esta semana no PPP.
Pas de deux
e os minutos que andei à volta do "Lago dos Cisnes"
para lhes sentir a frescura, a elegância, a música dos seus gestos.
Para certas harmonias têm os meus olhos uma paciência santificada.
Mesmo com olhos desfocados pela impaciência de os reter.
sexta-feira, fevereiro 18, 2011
Dança
quinta-feira, fevereiro 17, 2011
10 Minutos de Céu
... esperando a Primavera, promessas
nos troncos
nas pessoas
harpas nos ramos já tocadas pelo futuro de folhas
troncos lúcidos
ignorantes gentes
da seiva
e de tantas mudanças de que o universo se compõe
terça-feira, fevereiro 08, 2011
Um quadro da tarde
(o lugar existe
o sol põe-se lá ao fim da rua)
assim
estaria bem, eu dentro da paisagem.
Longe de lugares e mais perto da terra.
(volto sempre, em pensamento, onde gosto, a quem)
segunda-feira, fevereiro 07, 2011
11 anos
Vi hoje os espinhos de tantas rosas, de tantos maios.
As luzes são ao longe.
De um lado os canhões, do outro, poentes sem escolha.
(um preso sem culpa que é solto, poderá sentir-se alegre, sim, poderá!
mas nunca esquecerá uma hora, uma noite, de prisão. Nunca.)
Eu estou noutro lugar, só.
Lugar iluminado a meu gosto - entre oliveiras
e brisas de (muito)pensar
e pedras de andar (gastas)
e (inúteis) papéis de rasgar
- coisas, enfim, tão (re)conhecidamente minhas.
sábado, fevereiro 05, 2011
Uma semana adiante
(2 fotos de "J."- M.J.)
Tinha pedido à Amiga
que surpreendesse os "pedantes" quando eles se abrissem.
Esqueci-me de lhe dizer que lhes pusesse um espelho à frente!
Chama-se florir, florescer, partilhar.
Ainda com as gotas do seu banho nocturno, ei-los que nos saúdam.
Teimosos na alegria.
sábado, janeiro 29, 2011
Mudanças ao minuto
como pessoas ao vento
como sentimentos
como idiomáticas
enigmáticas
interpretações de nós
O céu em 3 minutos, tão próximo do meu estar.
A propósito deste tão belo haiku, no desafio de M. no PPP, em que dezasseis pensares desafiaram os céus da poesia:
a aurora dentro de uma asa
a manhã descendo pelo vento
Emanuel Jorge Botelho
21 Haiku com Asas
(Terceiro Livro Emanuel Jorge Botelho - Urbano) in
21 Haiku com Asas, Urbano e Cabras, Galeria 111
segunda-feira, janeiro 24, 2011
Depois de eleicoes
Santos milagreiros e outros
Por mais gritos
ou protestos nas vias conhecidasde trancas e portas que ninguém abriu
há coisas das casas desfasadas.
há casas desfasadas das pessoas
há pessoas desfasadas das intenções (as nossas, as deles)
- e o tempo navega (in)temporalmente, a favor ou contra-corrente
Apesar de, e desfasado, da nossa realidade
interior.
sábado, janeiro 08, 2011
Parabéns para 11 em 01.2011
Pensando em caminhos percorridos
no Pequeno Príncipe
já quase rei
"...
- Os reis não possuem. Eles reinam sobre. É muito diferente.
- E de que te serve possuir as estrelas?
- Serve-me para ser rico.
- E para que te serve ser rico?
- Para comprar outras estrelas, se alguém achar.
...
- Mas tu não podes colher as estrelas.
- Não. Mas eu posso colocá-las no banco.
- Que quer dizer isto?
- Isto quer dizer que eu escrevo num papelzinho o número das minhas estrelas. Depois tranco o papel à chave numa gaveta.
..."
Do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry - edição 1964
E por isso para a cidade que me vê, a mim e as estrelas, nestes dias.