quinta-feira, julho 06, 2006

Os museus/lugares

Tinha este espaço no pensamento, para o partilhar aqui. O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (arredores de Sintra). O nome nunca me disse nada, até o descobrir. Acho que um clic basta para ir ver "o que é", mas é preciso toda uma vida para descobrir como existe. No folheto de apresentação diz, nomeadamente ..."constitui a vários títulos, um manifesto em prol do Humanismo e da Tolerância". Numa terra do nunca, uma maravilha que nos fala e educa. São pedras. São inscrições. Emoções. São ... vestígios preservados de povos tão diversos, o único sarcófago etrusco completo, mais dois incompletos, que existem em Portugal. Uma organização impecável, uma gente linda e jovem, entusiasta destas coisas. Uma fórmula de vida: existimos, estamos aqui, venham ver-nos. Todo o espaço é encantatório e convidativo. Gostei de o ter procurado e, ainda mais, de o encontrar. As minhas fotos, possíveis, não dão a ideia da santidade que rodeia o local. Uma sacralidade que só nos é acessível pelas portas do espírito sem todavia nos entristecer, como muitas vezes acontece nestas exposições de coisas inanimadas. É um hino à vida. Tem o seu quê de filosófico e não resisto a citar: "Acredita-se, também, que o otium pode ser fecundum - ou seja, que os tempos de lazer podem levar à criatividade e ao enriquecimento do espírito humano, recordando-se de passagem que negócio, neg-otium, é uma palavra, um conceito, traduzido pela negativa ...".
O sublinhado de negócio é meu. Já se percebe que gosto pouco de negócios e muito menos, de negociatas. Por mim, era a troca: tu tens trigo e eu milho. Ou fazemos uma brôa os dois ou trocamos e comemos cereais diferentes.
Estou a parecer maluquinha depois de tantos milhões de estudiosos de economia/finanças se terem debruçado sobre estas coisas de valor, valor acrescentado, estudos de mercado etc.
Eu cá não quero saber: sempre que possível e na minha vida corrente, partilho o que tenho e espero o mesmo. Só assim me sinto feliz. Só assim trabalho verdadeiramente na minha realização como pessoa humana.
...perdi-me, entretanto, pois que ia a dizer que a citação do Museu de Odrinhas serve muito bem para este tempo de férias. Para quem fôr de férias e quiser "acrescentar-se".

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora uma dica para lá chegar:tomar a estrada 247, para Ericeira, e atenção às placas. Verão que vale a pena.Em frente ao museu há uma sumptuosa escola de restauro, subsidiada pela câmara.Exemplar...

Teresa Durães disse...

Sou uma apaixonada por pedras eheheh E Sintra e afins!! São de que época? Romana? Pré-romana?

(o chão pareceu-me romano - a pedra redonda nem por isso mas não se pode ampliar. Posso sugerir algo? Não colocar acentos no nome das fotografias nem espaços nem caracteres portugueses se não o computador não gosta...)

Tudo o que tenha a ver com vestigios dos Lusitanos interessa-me...