sexta-feira, junho 18, 2010

Amigo de nós





Pensar, pensar

Junho 18, 2010 por Fundação José Saramago

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma."

Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008

Na categoria Outros Cadernos de Saramago |

(permito-me transcrever um texto dele, de tantos que nos ajudam a pensar, a ver o mundo, a acreditar)
Vão ditar loas, encómios, vão os hipócritas dizer que "não apreciam a tua escrita mas..."

Fizeste tanto por nós, pela nossa identidade... coisas que nem se sabem nem vêm escritas "cá".
Deixas um lugar vago no nosso coração de Portugueses.
"E agora, José?"

15 comentários:

Maria disse...

Hoje só me apetece estar sozinha frente ao mar...

Licínia Quitério disse...

E agora? Morreu-NOS.

Abraço.

Meg disse...

Bettips,
Há pessoas que não morrem, minha querida!
Vão ali... atravessam para o lado de lá, para uma dimensão qualquer, mas continuam entre nós.
ISSO!
Sempre presente, mesmo na ausência, deixo-te um beijo.

Alien8 disse...

Mais uma estrela, como costumo dizer, entre aquelas que o guarda da passagem aponta a Molero.

Um abraço, Bettips, um abraço a quem já veio e a quem vier.

Maria disse...

Estás à espera de quê para me adicionares n o FB?

Beijo.

jrd disse...

...E muito. À sua maneira.
Um Homem com "H" grande.

Rosa dos Ventos disse...

A Carta à Avó Josefa foi precisamente o 1º texto que li de Saramago.
Livro mesmo foi "A Jangada de Pedra"...
Não morreu, permanece na sua obra!

Abraço

Mar Arável disse...

Até sempre camarada

A Lusitânia disse...

Olá minha alga. Obrigada pela tua partilha, pelo tal outro "lado de lá"; ali mesmo, já.

Filoxera disse...

Agora, seguimos. Sem a sua presença física, mas com o seu legado.
Um beijo.

Manuel Veiga disse...

e agora José?

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam:" - José Saramago.

a Filosofia ajuda na viagem. é um bom farnel...

beijo

Justine disse...

Em silêncio, mais uma pedra no meu cemitério interior.

jawaa disse...

Agora, a vida continua.
E ele connosco.
Abraço

M. disse...

Claro que venho aqui atrasadíssima mas venho! Gostei muito da homenagem que lhe fazes.

Anónimo disse...

E agora?
Ora essa, José: continuamos os mesmos contactos de até agora... Claro.
Ainda há dois ou três dias te evoquei: e num tom fora do teu habitual: grave e feroz...
Até, José.

jl