sexta-feira, junho 19, 2020

Retrato de "famílias" e Imagens em movimento

O PPP serve-me, como dizer? como pensar? de lenitivo há muito tempo.
Não só pela deserção de pessoas e coisas que se foi dando durante as minhas décadas - e hoje nem sequer me habituo às presenças -, como por este tempo isolado que os medos impõem.
Mas também porque puxam palavras de que gosto, fotografias que revejo, juntando gente que sabe outras coisas várias.
Sobre a proposta para Retrato de família, a minha resposta foi diferente, sem rever a minha família antiga cujas qualidades e origens muitas vezes recordo. E direi que tantas vezes está presente, na forma como pico a cebola ou faço a sopa, no jeito de cortar bacalhau para demolhar, nos "repentes" que às vezes me dão - e que evito, evito o mais possível porque não gosto de sair de mim. E sei que sou soma das partes: da ternura ou da cólera, do analfabetismo ou de ser autodidacta, do jeito de chorar ou calar, da imensa generosidade que me enche, do desprezo que se entorna sobre as coisas de que não gosto.
Ética e estética que me norteiam, mesmo com nuvens contraditórias. Busca pelo mais perfeito ou a caminho de.
O meu Avô Antero era, diziam, "um coração de manteiga": os que estavam encarcerados na Cadeia da Relação faziam-lhe presentes, toscos, em madeira. De pequena recordo ir com a sua viúva, minha Avó, às traseiras do velho edifício atirar cigarros às janelas onde se viam os presos. Como não lembrar a bondade, sempre?


***
No parque, com um mês de intervalo, a mãe, o pai e os filhos:





4 comentários:

M. disse...

Apreciei muitíssimo: as reflexões inesgotáveis que mais uma vez fazes, a lucidez do pensamento, a ternura, a sequência de imagens.

bea disse...

Boa noite, bettips. Gostei. E também das fotos.

Justine disse...

Pois é exactamente isso que me norteia, e seguramente os laços que nos unem e construíram a nossa amizade: a ética e a estética! o Bom e o Belo! Que mais é preciso?

Rosa dos Ventos disse...

Que belo encadeamento!

Abraço