domingo, janeiro 10, 2021

PPP no novo ano

Das poucas coisas que me agradaram neste início de ano: a proposta de T.S. para o mês de Janeiro no PPP.

Mas também me complicaram a mente, tipo nó sobre nó de tantas ideias, porque "Viagens na minha terra" é um tema tão vasto nas minhas fotografias e passeios... que vi-me e desejei-me para escolher, algo que fosse pouco comum.

O Parque Natural de Montesinho situa-se na Rota da Terra Fria Transmontana. Aí encravada, está a aldeia de Rio de Onor, uma das poucas aldeias comunitárias que ainda restam no país. Tendo a fronteira com Espanha a meio do aglomerado, os habitantes dos dois lados distinguem-se por serem uns "os de acima" e outros "os de abaixo". O Rio de Onor é afluente do Rio Sabor e nesta fotografia vê-se a Ponte Romana em toda a sua vetusta robustez e elegância.

Pelas andanças na Terra Fria. Uma Rota maravilhosa que se fez há mais de uma década. Passados uns anos, hoje sinto que "a terra fria" onde estou é mais fria do que a que se passeou... Donde deduzo ajuizadamente que as boas ocasiões nos levam a melhores disposições!





Isto por aqui já é o Gerês, verdes todos

e a sua estrada romana

E havia um ninho vazio em Março, as promessas das folhas estavam lá. Quisera Março que vem e poder espreitar os ninhos. Quando pensamos que afinal tudo isto que se está a passar é um "atraso de vida" e a gente põe-se a querer que os meses passem: contra nós mesmos, uma incongruência, porque se nos vai aumentando a idade e os penares...


3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Conheço bem Rio de Onor e até já atravessei o seu rio por cima de pedras.
Uma vez fomos lá na Páscoa e tinham o forno comunitário a fazer bolos e pão!
Uma delícia!

Abraço

bea disse...

Rio de Onor, que uma amiga atravessava com o contrabando às costas, noites de breu, sem conversa, distanciados uns dos outros para não causarem suspeita, a sugestão de trilhos a corta mato. Olhei essa água tão bonita pensando se algumas vezes se caíu nela, se as encomendas empaparam, se a polícia. A vida de uma contrabandista não era fácil.
Quem sabe, um dia passeio com ela em Rio de Onor que nunca vi.

Anónimo disse...

vim aqui ter por causa da palavra afluente, famosa Bettips citada no Priberam (Mónica)