terça-feira, outubro 02, 2018

Cacela-a-Velha

Desde que ouvi falar dela e tive o prazer de a visitar. Lugar improvável neste Algarve de muita construção, só mesmo gente especial se daria ao trabalho de defender e preservar aquele espaço abençoado. Há meses, precisamente em 3 de Julho, li que no afã de "limpar" os terrenos, tinham limpo uma parte importante do espaço considerado "reserva natural da Ria Formosa". Quem foi, quem não foi, que ordem, de quem...? de instituto para instituição, ficam as perguntas no ar. Tudo fica assim, esquecido, violentado, e as árvores autóctones, o jardim com a flora silvestre que ali existia, foi (quase?) completamente arrasado. 
Como o vi, agora:


Não tenho tempo aqui, para procurar fotografias antigas que tenho a certeza de ter, deste mesmo local. De memória as lembrei.
Além do que se vai sabendo e do afluxo turístico - que tanto desenvolve como degrada - , Cacela Velha e as suas histórias de encantar, encadeadas no tempo tão antigo, exerce em mim um fascínio que sinto "alto". Aqui a deixo, ilustrada este ano, com os meus olhos surpresos, também com a notícia que tinha lido das escavações que ali se vão fazendo, e de mouros e cristãos soterrados no tempo.


 Quando a vislumbro no caminho, modesta na paisagem da terra, orgulhosa em frente à ria,



tudo me serve para a "decorar" em imagens que me alimentam o Inverno do Norte!









E, podendo ou estando aberto o lugar "das ostras", de banco corrido e preços a subir, sendo "pitoresco", ali se pára e pensa como as pequenas coisas simples da vida são tão "fermosas e não seguras"!

Para acabar com as simples ervas e flores do caminho, numa lembrança de férias em AR e MAR


Ah...belo lugar onde se me aportou a alma, estes anos!

5 comentários:

jorge esteves disse...

Por onde se assossega o corpo e de liberta o espírito, é?...
Abraço
jorge

www.tintapermanente.pt

Teresa Durães disse...

Já não vou lá há anos. As tuas fotos fizeram-me recordar. Obrigada!

Rosa dos Ventos disse...

Cacela-a-Velha é um daqueles espaços que cheira, vislumbra-se e sabe lindamente!
Saudades de lá ir!

Abraço

Era uma vez um Girassol disse...

Querida Bettips, voltei para ler as tuas letras, apreciar as imagens que partilhas, porque bate a saudade...Encho-me de preguiça nos meus já 70 anos...Vergonha!!!Desde mais uma volta a Àfrica e uma tentativa de assalto sozinha em casa com todo o terror associado até ao susto de pernoitar acordada quando o furacão entrou na Figueira e o prédio começou a abanar docemente...Enfim, cá continuamos! Beijinhos, minha gémea!

M. disse...

Que saudades deste lugar de boas memórias.