As propostas de A. levaram-nos à Arte e às suas formas tão diversas. As minhas propostas balançaram entre a brincadeira e as memórias. O CCB traz-me os motes. Porque não aprecio os tricots e instalações de J.Vasconcelos, pensei na primeira vez que vi um trabalho dela:
A palavra "Irreverência", insólita no contexto à época: a “instalação” “Néctar”, de 700 garrafas como árvore, imaginada por Joana Vasconcelos, foi escolhida entre várias propostas para a inauguração do Museu da Fundação Berardo, no CCB, em 2007. Teve várias posições no tempo, já a vi no pátio à entrada da Fundação. Escolhi esta, com folhas reais, pela fotografia ser precisamente de Outubro de 2007 e, originalmente, apresentada nos jardins das traseiras do edifício. Entre a realidade das árvores.
Palavra "Espanto" aliada a Picasso, desenho em folha de jornal.
A obra (e a pessoa) de Pablo Picasso provocam-me espanto, pela diversidade de vidas, temas, figuras e mesmo pelos imensos materiais diferentes que utilizou. Escolhi este, mais simples, algures nos anos 40, numa página de jornal francês, eventualmente num daqueles cafés bonitos rodeado de artistas e pensadores. Onde se nota a pulsão do pintor para o enredo das suas linhas originais que iria desenvolver em centenas de pinturas. Acrescento: que Paris e tantos museus! Esta da exposição no Museu Picasso, onde pude seguir as tendências e, de certo modo, a vida dele, as suas mulheres inspiradoras e descartáveis, os amigos, as viagens.
Palavra "Juventude" aliada a Amadeu de Sousa Cardoso, rio Tâmega e Igreja Mosteiro de S. Gonçalo
O que tantas vezes me dá vontade, ao ver as propostas e fotografias, é de me pôr a caminho e ir “verificar” o que outros viram. Foi este o caso do pintor que morreu tão novo e tão esquecido, cujo museu fica muito perto, em Amarante. Se o tempo fosse outro… E, por acaso, há dias escrevi um postal precisamente deste pintor, representando “Clown, Cavalo e Salamandra”, de 1911/12. Ora verifico que não tenho nenhuma fotografia das suas pinturas, entre tantas obras que notei nas minhas passagens. Pelo que escolhi uma paisagem do Rio Tâmega, vendo-se ao fundo a Igreja de S. Gonçalo, onde se encontra o Museu com o nome do pintor e as suas obras, numa ala do antigo Mosteiro. A visitar: que palavras também puxam ideias!
E era sempre um prazer, porque ali se passava obrigatoriamente, em Amarante - e o pão de Padronelo! - parar, ir pelas ruas estreitas e achar "os doces de ovos moles e a bôla". Outros tempos sem IPs ou As.
Esta obra de Miró é ainda uma recolha do CCB, em 2007.
E, portanto, a palavra "Doidice" aliada a Joan Miró
As “Doidice” foram duas ou três nessa exposição de pintura que visitei em Serralves. Uma, a polémica levantada pela aquisição do espólio de um banco falido, burlas e vendas fictícias, de tantas obras do pintor catalão Joan Miró. A segunda, a fotografia que assinala o caminho para o lugar da exposição, na bela Avenida dos Liquidambares. A terceira, o encantamento de ver, além dos quadros e objectos do pintor, novamente por dentro, a tão bela Casa de Serralves. Estive lá, pela primeira vez, pelos finais dos anos 80, após a aquisição de toda a quinta pelo Estado, para ver uma exposição temporária intitulada “Viena 1900”. Nessa altura, ainda não existia o Museu de Arte Contemporânea.
Acho que tirei fotografias a tudo e a cada... mas esta tem a ligação da Arte Nova da Casa; e da arte quase infantil do pintor, às vezes debruçado sobre telas enormes, com brochas e lápis de côr e tecidos e cordas e papéis, a brincar ao mundo de todos nós.
5 comentários:
Há palavras que falam por gestos
outras que respiram por guelras
Tantas memórias agradáveis, não é bettips?
Que agradável viagem cultural!
Como gostaria de voltar a essa doce e simpática cidade à beira do Tâmega e rever o Museu de Sousa Cardoso!
Abraço
Boa noite!
Hoje venho expressamente, para lhe desejar BOA PÁSCOA, a si e aos seus!
Cumprimentos meus.
Foi um Março muito artístico! O nosso Abril será das coisas simples da natureza, tão importantes como a arte - ou melhor, outra forma de arte!
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