quinta-feira, julho 01, 2021

Junho 2021 no PPP

Antes de férias, coube-nos no PPP e sob o tema da Luísa "para animar e trazer mais esperança num mundo mais azul", foram propostas palavrinhas que nos sugeriram passeios livres. Os que nos estão cerceados neste tempo ambivalente.

E por simples curiosidade pontual fui ver sinónimos do que se vai sentindo de ambivalência, e todos eles descrevem, por si e cada um, este período perigoso em que esbracejamos:

ambíguo, dúbio, confuso, equívoco, incerto, impreciso, indeterminado, contraditório, paradoxal, vacilante, hesitante, incompatível

Nem mais, incompatível com a vida como a conhecíamos! 

O que nos foi proposto e as fotos-legendas correspondentes: 

Convívio diz de si, entre automóveis e cabras: 

É uma das estradas mais movimentadas e perigosas do país, segundo as estatísticas. Contudo, todos os dias, o pastor e as cabras passam esta rotunda, para cá e para lá, aproveitando os campos ainda possíveis. Paradoxal ... que já tivesse lido recentemente o anúncio da "implementação de um grande empreendimento" por ali, na gaveta há décadas, no lugar onde julgo que pasta o rebanho. Não será dúbio: novas construções nos belos terrenos ainda restantes não são incertos, são certezas. Olhar para aqueles traços azuis que delimitam o projecto dá calafrios: parece-me um equívoco.

Jardinagem

Onde jardina a natureza solta.

Uma moda, a dos passadiços, que preserva as dunas dos indómitos e arrogantes descobridores que pisam toda a folha. Para ali adiante, estão anunciados mais. Por vezes parecem ruas movimentadas, com muitos pés, cães e rodas, além do lixo deixado. Mas paciência, melhor que nada.

Passeio

Este é um passeio recorrente. E um dos mais belos que conheço.

Aqui só o (re)lance do que parece. Andando e observando da estrada, há muitas estufas, portões, árvores cortadas. Em meia dúzia de anos.

Contemplação

Em férias, o que mais aprecio contemplar - além deste mar sempre diferente - são os campos vazios e solitários ao cair do dia. 

Lugares mágicos ainda escondidos.

Tudo isto será passado. Não terá passado: será!


3 comentários:

M. disse...

Gosto muito da última fotografia a contar de cima. Aqueles tons são comoventes e enlaçam o olhar.

bea disse...

Eu tenho esperança nos bocadinhos de terra livre e desabitada por humanos, que vazios nunca estarão, bettips. A vida vegetal e animal até redobra fora da espécie que as desrespeita.
Um abraço e boa semana.

Justine disse...

É já passado, B., que nós reviveremos na nossa memória sempre que nos apetecer!