terça-feira, setembro 26, 2023

PPP Setembro 2023 - Outono e Inverno

Mais uma corrida, mais uma viagem: Outono e Inverno no "Palavra" Para Pensar. Puxam-se, elas. Dando aso a inúmeras sensações, distrações e mesmo divagações. Eu dizia:

"É para mim a imagem mais significativa deste tempo formoso: as vinhas do Douro. Se às folhas lhes apetece a terra e a saúdam com as cores mais incríveis da sua paleta."

A escolha foi esta, parras e uvas "passas" ainda agarradas à vide.


Mas como é a minha época preferida e sendo também um tempo em que saio mais, são centenas de ideias. Resta-me inscrever aqui algumas, de lembranças feitas no Douro










 

Há coisas tão simples como esta folha de cor indefinida, tão elegante no seu bordado mais escuro

Dia 21 – Inverno

O que escrevi da minha fotografia escolhida, por tanto de especial que ela contém, de lugar e vista:

"Esta época do ano não me recorda a neve, só a vi de longe, em esparsos tempos. Lembra-me a chuva e a película aguada que se forma nos nossos olhos quando se olha uma paisagem de longe, recortada de um tempo onde ela caía."  

a "Saudade, saudadinha" como diria José Afonso, no disco preciosamente guardado há décadas.

O lugar e a ocasião, Londres, não é de Inverno mas chovia, lembrança de décadas outras, também, todas tão diferentes.

Era "Abril, águas mil" mas o tempo que se lá esteve foi formoso e todo cheio de sóis. Redescobertas. Passar os passos onde se passaram.

 


 

1 comentário:

bea disse...

O outono das viagens em ambiente mais pacato e também mais barato ainda não provei, mas acredito que exista.
Do inverno gosto da neve profusa caindo em pequenas flores, a dos flocos move-me menos. E a verdade verdadinha é que não sinto saudade de invernos ou outonos, e nem os lugares que tanto gosto de visitar movem a minha saudade. Mas tenho um eterno presente de saudade em pessoas que já não são e noutras que deixaram de ser quem foram porque a vida quase tudo transforma.