segunda-feira, setembro 18, 2023

PPP em Setembro 2023

Por falar em...saudade de lugares! 

Retomada a (boa) actividade de espreitarmos as coisas e nos espreitarmos em grupo (há muito mais de uma década), o PPP deste mês teve-me a mim-mesma como mentora de "dicas". Das estações do ano, em fila de contra-corrente do habitual, comecei pelo Verão, com esta fonte e subtítulo:


O tempo quente, quando até os pássaros ficam contentes ao encontrar água espargida de uma fonte.

Sabia onde, Paris, Place des Vosges. Tinha a certeza de ter mais fotografias, restava-me ir às férias atrasadas e recolher as emoções e os olhares de um Verão intenso, dias de andar e andar, por todo o lado possível. E parece-me que só agora, revendo, me dou conta dos sítios impossíveis que se viram. Certamente, pelas horas das fotografias, ter-se-ia vindo do Museu Picasso, e seria o fim da tarde. Mas faço questão de lembrar esse dia: pelas 8.30 ou 9.00h estávamos a sair da nossa hospedagem. Andou-se pelo Arco do Triunfo e Champs Elysées, cemitério Père-Lachaise, Pr. da Bastilha, Hôtel Salé-Museu Picasso, de onde se saiu às 16.30. Pelas 17h ia-se pelas ruas velhas do Marais adiante, chegando pela Rue des Francs Bourgeois ao belo quadrado da Place des Vosges, construído no séc. XVIII.




O harmonioso desenho da praça, as casas tão francesas... e as suas galerias cobertas, com portas antigas e poderosas e montras de "design", arte e moda. Li dos vários notáveis que ali viveram.






E vem-me à ideia a mania que tenho dos reflexos e a beleza deles: é tão bom rever estas imagens sobrepostas que me aparecem agora como um puzzle!





Mais caminhos e semblantes que se cruzam, a subir e a descer as ruas: um nome apenas, "Ontem para Amanhã", não sabia como era verdade! Amanhã era Hoje.


Portanto: foram mais de 12 horas em andanças, esta foto é tirada já do apartamento e eram mais de 21h!

Era Verão, Aznavour e descrições "Paris au mois d'août", de que conheço a letra de cor há mais de 55 anos...

4 comentários:

M. disse...

Ah! Que belo passeio fiz contigo agora! Dessa praça lembro muito do que dizes. Tal e qual. As lojas, o jardim, as crianças a brincar, as arcadas, as árvores. Só não me lembrava da fonte. Das ruas não recordo os nomes e nem sei quais percorri até lá. Só sei que andámos muito, talvez da Bastilha, e que para nós foi sempre "Au moi de septembre". Era nesse mês que costumávamos ir os dois, quando íamos. As tuas fotografias e as palavras foram apreciadas.

Rosa dos Ventos disse...

Que bom ter revisitado a Place des Voges no Marais.
Adoro essa praça e tenho saudades de Paris!
Merci!

Abraço

bea disse...

Bonitos quadros, bettips. Lembram a Paris que visitei há muito ano. É verdade que foi uma época. Mas toda a minha saudade - ou pelo menos a maior parte - vai para as pessoas. Toda as que levei no pensamento e a quem, possivelmente não foi dado verem o que vi; como as outras que tinham visto por elas mesmas sem que os meus olhos lhes acrescentasse paisagem. Mas a grande verdade é que estive lá e sou profundamente grata por tal benesse.

Justine disse...

É um dos bairros de que mais gosto em Paris, o Marais, e a tua reportagem dá-lhe relevo.
E em comum temos Aznavour no coração...