quinta-feira, outubro 12, 2023

PPP Outubro 2023

Os desafios deste mês que entra já pelo Outono dentro, são propostos por J., escolhendo diversos meios de transporte. Daqui se começa com o 

Dia 5 - Automóvel, dito com a seguinte fotografia 

Um carro para mim só tem duas funções: ou é útil ou é agradável. Escolhi juntar o útil, andando para a frente, ao agradável, vendo para trás.

Dia 12 - Comboio

 !Gosto de comboios desde sempre, naturalmente porque desde pequena que enjoo em tudo o que balança. Do que li há tempos, em 30 anos foram desactivados em Portugal 1.300km de via férrea. Relembro o tempo da cavacal figura e os seus IPs de morte. E, agora, os quase 3.000km de autoestradas com “comboios de camiões”.

Tenho pena. Sei que há um movimento de renovação turística, de percursos belíssimos, mas que não servem nem as pessoas nem os interesses comuns.

Este foi um passeio improvável que fiz questão de experimentar: Vila Nova de Cacela para Vila Real de Santo António. As condições degradadas das estações, da automotora quase vazia, deprimentes. Mas um olhar diferente através das traseiras das pequenas casas e dos campos, observando também uma parte desconhecida do sapal de Castro Marim.








 

Já na estação final, as sombras do dia, a "sala de esp...erança"?


O desagrado do feio das pinturas-feias, do descuido e do abandono.

 

 
 

Há muito tempo, o comboio guardado em caixas de infância do filho, foi montado para gáudio dos novos olhinhos azuis, na mesa da sala

Sobre comboios, em geral: fizemos um Porto/Lisboa há uns anos, todos poupadinhos e ecológicos. Para nunca mais. As condições do Inter-cidades eram mais que más, sujas, velhas, desconfortáveis. Tenho-me perguntado da necessidade urgente deste meio de transporte: dá-me sempre raiva ver escrito nos camiões "logística" ou "mudanças", ou ver "veículos longos" vazios, ou apenas com meia dúzia de "tralhas". 

E pronto! já nem falo das pichagens nos velhos comboios, dos riscos nos vidros e outras patifarias que não sei donde vêm (nem para onde vão).

Gosto de comboios. Lembro-me da primeira viagem que fiz, para Guimarães. E de uma outra, nos inícios dos anos 80, entre a Suíça e Alemanha.

*** Revendo: reparo que foi/era o mesmo dia de hoje! em 2012. Chegada às castanhas e à feira anual de Vila Real de Stº António, a que normalmente se ia em estando por lá. Pelas novidades, quase provincianas, das vendas ecléticas de tudo o que se possa imaginar!




Mas e sobretudo, eu fico é "lixada" com a modernidade dos meios de transporte que não respeitam o básico: as pessoas e a natureza.
 
Donde... me vieram as lixas convenientes que preciso usar nesta minha maneira de ver e criticar o mundo!


4 comentários:

Justine disse...

Olha que precisamos TODOS de muitas lixas para o fim que indicas!!

Rosa dos Ventos disse...

Agora uso o Expresso, autocarro, para ir e vir de Lisboa.
Sempre que levo o carro, desespero com os camiões, as autocaravanas, e os chicos espertos a 200kms à hora!

Abraço

bea disse...

Também gosto e agoa uso o comboio sem pre que posso. Deve ser também pelo ambiente, mas é sobretudo porque me sai muito mais barato e tenho uma hora inteira de descanso. E Por vezes - como da última -, converso com vizinhos do lado

M. disse...

Apreciei as ligações que fazes entre as coisas da vida.