quarta-feira, fevereiro 14, 2024

Fevereiro 2024 no PPP

"Fevereiro quente, traz o diabo no ventre".  Mas, além dos primeiros dias acalorados, trouxe propostas Pintura/Pintores, no desafio mensal.

Dia 1 - Frida Kahlo

Não sendo grande apreciadora deste género de pintura - ressalvando contudo a arte do retrato, a repetitiva, pormenorizada, e talvez assim expurgada, aflição das doenças e tantas sugestões alegóricas dos costumes e vida mexicanas - deixei que um brinquedo imitando a pintora, que me deram há tempos, constasse da minha participação. Montagem sobre uma fotografia minha, antiga, da entrada de Portimão e o rio Arade. Foi também para mim uma sugestão da passagem de um tempo negro: mesmo roladas mais de duas décadas, está tão vivo como antes. Exorcizando fantasmas com uma boneca alegre e florida, portanto.


Dia 8 - Gustav Klimt

“Viena 1900” foi o tema de uma exposição que visitei na Casa de Serralves, pelos fins dos anos 80, da qual ainda guardo o catálogo. E ali estavam inúmeras descrições da cidade, da arquitectura, dos cafés vienenses, dos doces e da apfelstrudel, e dos seus artistas. Entre elas este pintor de que gosto tanto, de quem poderia fotografar dezenas de representações dos seus quadros, objectos e livros que andam cá por casa. A dada altura, pintei eu mesma uma cópia do “O Beijo”, que é o meu selo imutável do “bettips”. Mas para este desafio resolvi-me pela simplicidade divertida de 2 metros de pano Klimt, que comprei há muitos anos atrás, alusivo às cores das suas pinturas. Que uso ou utilizo conforme a disposição.

Klimt fez da sua arte uma mostra fascinante da vida boémia de Viena à época. Um amigo que vive na Áustria deu-me há anos um livro enorme, de fotos a P/B da vida e andanças, dele, da sua musa Emilie Flög e amigos. Vestiam-se assim, vestes compridas, étnicas, com frisos sobrepostos e coloridos. Ela era desenhadora de moda.
Uma das belas reproduções que tenho representa-a, em vestido, etéreo, comprido e tons de azul.
Tive o privilégio de ter visitado Viena há muitos anos e ter visto ao vivo "O Beijo" e outras obras dele, como os frisos no edifício "Secession".
Por isso, este desafio agradou-me em particular: por gostar e conhecer. E poder escolher, palavras, obras, pensar à solta. E desfio memórias de um tempo, e de um modo.




Era a emoção... e também não se podia tirar fotografias mas é o autêntico, abaixo.


Assim, deixo Viena e os apontamentos que me surgiram.



1 comentário:

bea disse...

Comprou 2m de pano com reproduções de obras de Klimt e vai usando como lhe dá na bolha? Ora bolas, só tenho dois ímanes no frigorífico, um de Lalique e um de Amadeo.