sábado, janeiro 27, 2024

As 2ªs semanas de Janeiro no PPP

E dobra-se o primeiro mês do ano e "as outras faces de"!

O largo versus estreito foi escolhido pelo amor especial que tenho àquele lugar e as muitas vezes que lá fui. E as inúmeras pessoas que lá levei. O meu querido médico, que tão bem conhecia as minhas peculiaridades, há muitos anos que me escrevia conselhos, no verso das receitas dos medicamentos, e nomes: como Castelo de Vide, Monfortinho, Galafura, Portas de Rodão. Um ser humano inolvidável e lugares que visitei lembrando-o, sempre. 


A paisagem é vista do mesmo sítio, miradouro de S. Leonardo da Galafura, em épocas do ano diferentes, basta observar os tons das vinhas. Abaixo é a aldeia de Covelinhas, onde passa o comboio do Douro, naquele bocadinho de linha estreita sobre a ribeira de Covelinhas. Desceu-se a pique e subiu-se penosamente para ver de perto aquele lugar especial! Alguns aspectos mais ilustrativos do que se passou e viu:




 

Mas outros caminhos "largos e estreitos" me surgiram, talvez miradouros, nos rios dos meus antigos pensamentos


Da "luz versus sombra" também afluíram os rios da memória com outras fotografias de antigamente 



Laranjas como sóis nas sombras

 

3 comentários:

M. disse...

Belos esses mergulhos na paisagem das tuas memórias.

Rosa dos Ventos disse...

Já estive em todos esses lugares que são uma maravilha para os olhos e para a alma!

Abraço

bea disse...

Não estive em nenhum desses lugares. Penso que nunca serei capaz de lá ir porque caminhar dessa forma me é impossível. Mas gostei muito das fotos e acredito que a paisagem seja ainda melhor que elas. Nada supera a realidade. Nós vemos a imagem, bettips viu a realidade e quis guardar a imagem. No meu caso, que seguramente não é único, se não fora o seu post, desconhecia por inteiro. E concordo com esse médico, Castelo de Vide é mesmo lindo. Gosto até mais que de Monfortinho. Quanto a laranjas, são mesmo um sol. A laranja é fruto de muito sumo.