Vem à colação... que piada quando me surgem estes termos tão pouco ouvidos mas que flutuam neste grande lago das ideias e memórias!
Na primeira semana, tivemos de desencantar uma "Fantasia vs. Realidade / Mentira vs. Verdade". Debruçada neste meu mundo internético paralelo, e claro que não posso descrever/escrever todas as mentiras que vou vendo/ouvindo, encontro uma boneca antiga, que andou de mãos em mãos pequenas
Lembro-me das histórias da minha infância e de como as fantasias de então se tornam realidade, através dos tempos do conhecimento que vamos adquirindo. Andam todos por aí, maus, bons e assim-assim: a menina com o cestinho de bolos, o lobo mau, a avó velhinha na casa da floresta, o lenhador-salvador. É o que sinto de cada vez que vejo o mal que fazem às crianças. A fantasia torna-se verdade, na doença, nas guerras, no engano.
Nota: esta bonequinha em pano foi comprada em Arouca, há muitos anos. Foi feita à mão, de forma a virar-se ao contrário e encontrar a representação dos vários personagens intervenientes na história. E serviu, entretanto, outras crianças, a quem as avós contaram e embelezaram o velho conto de Charles Perrault (1628-1703), dado que, nestes tempos que correm, a história nunca seria considerada “politicamente correcta”…
E já agora, aqui estão respectivamente, o Lobo Mau e a Avózinha de óculos na ponta do nariz:
Foi dada, com outros brinquedos. Oxalá tenha encontrado uma menina apreciadora e uma avó dedicada a explicar a história!
Sem comentários:
Enviar um comentário