sábado, outubro 24, 2020

As castanhas castanhas

E pelo mês adiante vamos, trocando belezas, reparos e amabilidades, diferentes pontos de vista. 

Fala-se a propósito de "castanhas" esta semana, é tempo delas. Muito tinha que contar deste lugar de tantos castanhos, amarelos e dourados - Galafura. 

Lá voltarei, às memórias, depoiszinho.

A maior parte das coisas de que gosto nem são das coisas que mais gosto, de comer, entenda-se, mas, e muito, o que elas representam. E estes sinais de Outono têm uma cor que condiz com elas, as castanhas. Se tivesse um castanheiro… havia de espreitar as semanas em que as flores se transformaram em frutos-ouriços, em que estes se abriram num riso, desprendendo-se dos ramos e caindo no chão. E dentro deles, um segredo bem guardado, sozinhas ou aos pares, a lustrosa cobertura das castanhas. Dentro delas, ainda uma pele mais clara, amarga  e bem agarrada para lhes chegar ao âmago. Nas minhas habituais conjecturas, penso como tantos sentimentos, ou palavras, nas pessoas se lhes assemelham.




Poderia ser em qualquer lado "com castanhas". Poderia... mas não é. É um lugar "de magias" do Douro, onde sempre encontro diferenças. Boas. Cogumelos, flores do chão, medronhos, vides e vinhas.

Este ano, a ver vamos. Sei que numa conta por alto já lá fomos uma dezena? de vezes, sozinhos ou com companhia, e levámos mais de uma dezena de pessoas, de vários quadrantes "mundiais"!

 

4 comentários:

bea disse...

Tão bonito este texto a comparar homens e castanhas. No Douro dos prodígios. Amanhã que é hoje ao almoço, vou inaugurar as castanhas castanhas bem assadas.

Rosa dos Ventos disse...

A Galafura só fui fisicamente uma vez, no poema de Torga muitas vezes.
Há um jovem castanheiro num dos terrenos que agora é do meu filho e meu.
Tenho de lá ir ver como está e dar também uma espreitadela às nogueiras!
Gosto mais do castanho das castanhas do que de castanhas.

Abraço

M. disse...

Muito belas estas imagens. Lugar apetecível.

Justine disse...

A magia das coisas simples e naturais, para quem sabe olhar, reparar e parar!