sexta-feira, julho 07, 2023

PPP em Julho 2023 - Vermelho

Das cores do arco-íris se tratou esta semana, talvez pela alegria que nos dão as cores; ou alegoria alternativa do que enxameia agora as notícias. Mas isso sou eu a fazer ligações extra, no pensamento que é, maioritariamente, crítico. Lembro-me dos tempos do inominável: em Lisboa dizia-se que o Benfica era "encarnado" que a palavra "vermelho" estava sujeita a censura. Nós por cá sempre dissemos vermelho! Até se fazia gala do emblema do clube do Salgueiros, que era... vermelho.

Ainda não se sabia que os cravos do 25 de Abril nos haviam de dar razão e esperança, inundando de cor a vida dos simples - e dos outros.

Em propósito do falar às crianças:


Muitos cravos e comemorações hei-de ter por aí, soltos. Mas de camélias também é feita a festa vermelha, de Inverno:


e a alma da orquídea,
a solidão ou a santidade da rosa,

a efemeridade das papoilas




 

Mensagem na rua (já desapareceu tudo isto...)
 


O trabalho das mãos

E nem posso falar (muito) de poentes, são demasiados. E tal como este céu, um balão vermelho no anoitecer


Das crianças, antigas e modernas
Das casinhas que parecem de brincar,
e das cerejas que, dizem, são como as palavras
Beber o vermelho-morango


E a chegada da noite, as despedidas, com a árvore que já não existe.

***

Faltou-me a minha escolha para este desafio: a casa vermelha, de passagem

Brinquei com a ideia porque é uma cor de choque na paisagem, toda verde, azul, branca. Cor de "maison" que eu evitaria, ali. Usaria, é claro, o lugar e a casa, que tomara eu tê-la no lugar em que a vi.

 


3 comentários:

bea disse...

Arrisco até dizer que vermelha era a nossa esperança no 25 de Abril. Mas talvez fosse vermelho-papoila e breve foi esmorecendo até se tornar isto que é hoje. Talvez tenha razão quem cantou "A liberdade passou por aqui". A liberdade e a democracia na sua verdade. Mas repugna-me pensar assim, repugna-me sentir que ambas são passado e que o presente é arremedo que me envergonha. Mas a repugnância nada resolve.

Justine disse...

Colecção imensa de vermelhos, cada um com o seu significado, com relevo para as situações em que tinha de ser substituído por encarnado!!
Gostei da tua explanação!

M. disse...

Belos vermelhos por aqui foram pintados para não serem esquecidos. Dá prazer lembrar as cores do Mundo através dos nossos olhos do nosso mundo, os teus, os meus e os de outros.