segunda-feira, setembro 23, 2019

Apontamentos de Alentejo II - Pisões 1

Uma enorme curiosidade pelos vestígios da História. Aproveitando "passar", fixo a atenção em lugares que apenas imaginava poder visitar. Leio referências, procuro formas de acesso.
Aconteceu assim em vários lugares - a que, provavelmente voltarei em "coisas-mais-soltas" - e este era, ou parecia, difícil. Visita com marcação, no meio dos montes, sem acesso de carro normal.
Torneados que foram os obstáculos, agradecendo ao jeep e ao guia que arranjamos, a bela viagem pela
Villa Romana de Pisões e o caminho para ela, pretexto para o campo alentejano interior
Albufeira dos Cinco Reis





Aspecto que teria a área ocupada, numa maquete exposta no Centro de Interpretação.

Casa senhorial agrícola, com mais de 40 divisões, do período romano entre séc.I a.C e o séc. IV d.C. A estação arqueológica ainda em escavações, foi descoberta por acaso em 1967, ao realizarem trabalhos no campo. Tudo o resto se pode procurar na ligação da Câmara de Beja. Mas vê-la, andar pelas ruas entre as construções, é emocionante!

Uma menção especial à Ara Votiva que ali foi encontrada onde se lê o nome de um dos seus proprietários: "Catulus, um servo de Gaius Atilius Condus, dedica à divindade Salus". Salus sendo a deusa da Felicidade, a ara é datada de meados do séc. I d.C.

 As termas com o aspecto de todo o sistema de água que as fazia funcionar




3 comentários:

bea disse...

Ainda ontem comentei com uma senhora natural de Beja ser essa uma região que conheço muito mal; Nem sequer me lembro de ter ouvido falar das ruínas romanas de Pisões:).

Rosa dos Ventos disse...

Conheço umas ruínas romanas no Alentejo mas não são essas porque chegámos lá de carro sem qualquer problema.
Sendo apenas uma casa senhorial são imponentes.
Não me lembro do nome das que visitei!

Abraço

M. disse...

São impressionantes estes "destroços" que me levam a pensar em quem lá viveu. Não se fica indiferente ao passar da vida e do tempo que cada um tem.