quarta-feira, outubro 18, 2017

O paraíso pode ser um pequeno nada

E seguindo os pequenos nadas anteriores. 
Quando foi preciso, à força e de repente, arranjar um infantário para o filho, mal acabados os dois anos em casa... tivemos más experiências. No primeiro, recomendado por amiga, escolhido aqui perto porque não se tinha carro e era preciso ir a pé, fiz um chinfrim logo que soube que algumas crianças estavam em casa com meningite (não se falava em vírica ou bacteriana, era uma doença grave e pronto) e consegui que a Direcção Geral de Saúde lá fosse.
E outras coisas do livro que poderia escrever "Como criar um filho com poucos recursos humanos e financeiros". Entretanto, a orientação do melhor pediatra que se consultava, o Dr. Virgílio Moreira, foi para "O Paraíso Infantil", difícil de obter vaga, mais longe, com horários diferentes e complicados de conciliar com o trabalho... Mas tudo isto a propósito de me ter lembrado da cantiguinha desse infantário, muito avançado para o tempo: "O Paraíso é jardim encantador..."
Assim, há mais de 10 anos, o PPP, todas as semanas é como um jardim: menos gente, mais gente, mas é um lugar alegre, de aprendizagem, de arte também, de conhecimento de outros mundos e afectos.
"Justine", uma companheira antiga, sugeriu na 1ª semana de Outubro uma foto/texto "Ao jeito de cartilha" com a sílaba "le". Como sempre, vejo e escolho várias fotos, várias palavras, vários motivos.
A que acabei por escolher foi esta: Lepidóptero, com o texto

"Acabei por sorrir para mim mesma: de todos os “les” que fui vendo e pensando, aconteceu-me reparar nesta palavra de que nem me lembrava. Para uma borboleta, convenhamos que lhe ficava bem outro nome, mais leve ou elegante... Mas como vem do grego “lepi”, traz consigo as formas clássicas e belas da Grécia, o sol e as cores radiantes, está perdoada: a minha borboleta de Maio."


e uma segunda escolha que guardei:


Havia ainda estas: Lezíria
Levante
Lêveda
São assim, paraísos de pequenos nadas, algumas vontades, muita partilha amiga.

Sem comentários: