terça-feira, julho 16, 2019

O lugar das "coizas"

Com as palavras, os olhos e os passos das crianças, se aprende. Tanto.
As "coizas" que nos fazem parar e olhar e fruir. E como reparam em flores, nos figos caídos no chão, escorregam pelas esculturas, fazem dos bancos de jardim comboios que vão para longe... entra-se na bola de cristal onde tudo é invenção e riso.
O mundo do "faz de conta" ingénuo, o mundo inventado em desenhos.
Um peixe de papel.
Desconhecia a escultora. Há apenas um pequeno filme antigo, nas gravações da RTP, que me encantou, num período que diz tanto da minha vida!


Voltando ao lugar mais tarde vi (vimos, as duas) melhor o que pensámos perceber da Mulher em "Arabesco"
A dor

O caminho da solidão

O caminho da Ternura
ali impresso em gestos de bronze e carne
Sempre voltando ao lugar "das coizas"

5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Encanta-me ouvir e ver os meus netos nas suas brincadeiras em que o "faz de conta" entra vezes sem conta! :)

Abraço

bea disse...

Desconheço obras dessa senhora, mas a posição da estátua parece-me arrojada e difícil de conseguir.
As crianças têm bocadinhos encantadores. Mas, no todo, são futuro e cheiram a vida.

Teresa Durães disse...

Também não conhecia, é sempre bom que alguém divulgue.

Justine disse...

As crianças são nossos mestres, se tivermos a capacidade de nos abrirmos ao seu mundo

M. disse...

Valeu a pena voltar ao lugar da descoberta.