quarta-feira, dezembro 30, 2020

2020 - Ano de (poucos) Encontros

Sobre este ano grave, muito se disse e diz. Desde Fevereiro. Nem festas. Muito o pensei, quase semana a semana em projectos. Sem fazer balanço, tempo de "soma e segue", que todos estão em interrogações e sofrimentos.

Esperamos que passe mas não sabemos. E esta intranquilidade, este espanto de não depender de nós mas de tantas outras condicionantes, deixa-nos perplexos e exaustos. 

Ontem trocamos horizontes, em fotografias. Lisboa/Porto. 


O PPP cumpriu-se, 11 meses de ideias x 4 semanas x 11 pessoas das escritas e fotografias que somos. 

Pensamos em grupo. É bom. Estas "notícias" animosas que vamos tendo uns dos outros são um conforto, são um fio desdobrado, precioso, de "palavra puxa palavra" ou "pensamento puxa pensamento". Dezembro foi mês dos numerais! 

O dois: adivinha-se a música, os "Barqueiros do Volga", "Kalinka", "As Danças Guerreiras do Príncipe Igor", tudo recordações de há muitas décadas

O três: os caminhos entre lagoas e passadiços, num Minho recôndito

O 100: mais de um século passado sobre "As Portas do Inferno", de Rodin, uma recordação de Paris

O 1000: os muitos mais Guerreiros de Xian e um passeio pelos Jardins Budda Eden

E aspectos dos Guerreiros de Terracota, na exposição da Alfândega do Porto. Uma simulação de imagens e explicações muito bem feitas e que tive o privilégio de ver com tempo.


E, sempre, as convergências da mente. Neste silêncio.


5 comentários:

bea disse...

Bom ano 2021, bettips. Mesmo com todas as interrogações. Apesar delas. Cá vamos embarcados no tempo.
Um beijinho.

Justine disse...

Foi que nos valeu durante este louco de 2020: a imaginação, a criatividade, a solidariedade, a amizade entre nós, e não será um RELES VÍRUS que a irá destruir!

Este ano havemos de nos encontrar ao vivo, pois!!!!

M. disse...

Tenho-te seguido e apreciado nos teus diversos blogs mas as circunstâncias que todos conhecemos têm-me empurrado para o silêncio. Espero que 2021 não me roube tanto as palavras.

Maria disse...

Que maravilhoso arco-íris!
Andei-a acompanhando nas suas viagens, revendo lugares onde também já estive e conhecendo outros aonde nunca fui.
Que este ano seja mais benigno para todos nós (e para a humanidade em geral, que me parece estar a desmoronar-se com muita frequência).

Por agora, votos de um bom fim-de-semana.
☃️

bettips disse...

Já vi que "Maria e a sua Esteva" aparecem em lugares que por vezes frequento, embora sem ligação para o seu blogue, que ela disse algures não ter. Mas são agradáveis os comentários que apreciam as minhas fotos despretensiosas. E bons os votos para nós e a humanidade. Obrigada.