domingo, novembro 28, 2021

PPP Novembro 2021 - O Tacto

Como muitas vezes me acontece, retiro fotografias de escolhas várias, para os assuntos propostos.

Do "tacto" que foi referido no relance das subidas e descidas ao Pulo do Lobo, sobraram-me estas, de outras coisas de tocar. Uma secretária de uma amiga, um gosto de tactear e perceber a minúcia de todos aqueles baixos-relevos. Veio da Índia há muito tempo e foi especialmente feita para os avós - ou bisavós??? - dela, com alegorias e as imagens das pessoas elas próprias. As mil e uma gavetas - uma de segredo - ainda guardavam as aparas de pau sândalo; e do toque e visão se dava conta do extravagante odor de incenso da madeira. Que mãos, que artistas, a modelaram lá tão longe? Um primor, uma obra que nunca esquecerei, mesmo não sabendo onde pára, nestes tempos em que o útil se torna inútil e "desadequado"...


E os ouriços viçosos nestes castanheiros onde não se pode tocar: mas que dão vontade de o fazer! Uma viagem em que todos os sentidos nos foram requeridos. Ainda com a memória deles.

 


1 comentário:

bea disse...

Deve ser uma raridade essa secretária, mas acho que prefiro as actuais, sem cheiro nem imagens, mas bem confortáveis ao papel e caneta. E que não deixam de ter segredo. Quando comecei a trabalhar juntei os tostões e comprei uma. Tem segredo, mas esqueci qual seja, já nem sei se é uma gaveta invisível, se. E até, para minha tristeza, nos últimos anos foi-me quase totalmente sonegada. Ainda a olho muitas vezes, mas já não a sinto como minha, deixou de guardar o que me importa, passou à colectividade. Paciência.