segunda-feira, maio 30, 2022

FF - Feira nas férias 2

Sempre se vai pelo fim da tarde, há momentos e eventos da feira, barulhos, que "passo" de boa vontade. Os tremeliques-canivetes de todos os colunáveis dali - e que bem iam vestidas, as senhoras! -, os shows de comidas - que gosto de ver mas agora receio estar em grupos... - o ajuntamento e o som altissimo dos palcos e canções rapioqueiras. Enfim, compreendo que as pessoas tenham que se distrair, rir, dançar. Só não estou "nessa onda, nessa praia", como se diz agora. 

Vou pela raiz das coisas e gentes. 

O pequeno museu numa das salas laterais, tão simples, objectos que recordo ter visto utilizar em criança




Doçuras e travessuras, não tirei fotos delas no interior dos pavilhões para não andar entre passantes. Comprei duas pequenas embalagens de doces de figo e alfarroba, divinais.

Não fazia ideia desta iguaria: polvo seco, assado na grelha, ali defronte de nós





E eu sei (lembro-me) como é o crepúsculo nesse lugar...

Além de actividades variadas para todos, crianças incluídas, havia um balão de ar quente para ser lançado. Se com gente dentro, não sei. Assistiu-se ao ensaio.


O pavilhão e arredores dele são no meio dos campos, antes da vila propriamente dita. É amplo e parcialmente aberto. Horas bem passadas!

 


4 comentários:

M. disse...

Reconheço alguns objectos que mostras. O doce de figo, fazia-o a minha Mãe, os figos inteiros, e eu adorava. O balão lembra-me os que vi do alto do meu quarto da Casa dos Lilases ao nascer do dia. Belas memórias.

M. disse...

Hotel Solar dos Lilases, para ser mais precisa e mais importante... :-))

Justine disse...

De tudo o que contas, seria no museu que eu passaria o meu tempo de feira...e talvez comeria uma talisca de polvo seco grelhado!

bea disse...

Bom, afinal estamos de acordo, feiras nem por isso. E, no caso, nem é por receio de ajuntamentos, sou muito desmiolada nesse aspecto; se lá fôra, não deixaria de comprar uns docinhos para prova e oferta.
Polvo assado e seu característico cheiro de feira é coisa muito seca e salgada, não aprecio; condimentado de pó, ainda menos. Mas certa vez, lembro-me, comprei. Por desfastio de grupo juvenil que ficava mal desmerecer com uma recusa (dei uma trinca e, disfarçando, atirei fora o resto).
Suponho que não veria o museu nem o pôr do sol por não me dar ao trabalho de me aproximar da feira. Na minha terra os poentes de sol também são bonitos, mas esqueço-me de vê-los. Perco diariamente um inigualável espectáculo de beleza gratuito. Parva e perdulária.
Bom dia, bettips.