segunda-feira, junho 24, 2024

Os meus bichos de férias

Curioso lembrar-me, ao rever fotografias, lentamente. Com os problemas de mão/dedos, fui apenas  passando com a mão esquerda e apontando, os animais e animaizinhos que gosto de ver em férias, ao vivo e a cores. Reparei que vi menos andorinhas porque andaram a pintar as fachadas e a destruir os ninhos. Os melros ouviam-se de longe mas não se viam, os camaleões também mudaram de poiso.

As cegonhas acompanharam a viagem pelo Alentejo até ao Algarve. Fiéis e teimosas, como sempre elegantes, pelos vistos escolheram ficar no ameno país e já as vi com filhotes nos ninhos. Passando perto de Coruche, as pontes de ferro conservam-se como bairros delas. Claro que sem poder parar nas estradas, ia colhendo o possível registo a partir do automóvel.



 

O gato adoptado na Adega da Cartuxa

A lagartixa fugidia

E, de repente já na praia, uma brevíssima passagem de golfinhos, rumando a Gibraltar


O coelho apanhado a comer e... a fugir


A pega-espia

 As andorinhas do mar que costumam andar em bando, a correr na borda das ondas

A ida à Feira Terras de Maio a que, tendo oportunidade, sempre se vai. Aí vi e estive com eles no braço, há anos, mochos e corujas. Desta vez, vimos as cabras do concurso anual e os cavalos e burros de quem faz deles criação. Também um ano assisti ao nascimento de um cabrito, ali mesmo na feira


Um pássaro empoleirado no último sol da tarde

Os cavalos e burros


E deixo os outros bichanos para o desdobramento!


                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Bela reportagem animal!

Abraço

M. disse...

Hum, os teus animais gostaram da tua mão eficiente. Está bem treinada a dita mão. Bem bonitos alguns dos animais. Gostei da reportagem.

bea disse...

Não sou grande fã de animais. Certa vez fui à feira da Luz por cebolas e alhos e fartei-me de ver gado e do seu cheiro forte. Não é definitivamente a minha praia, ainda que admire cavalos - de longe. Pássaros e lagartixas são outra coisa, andam-me pelo quintal à vontade, somos tu cá tu lá. Agora que não tenho gatos, andei a salvar os pássaros como pude, mas os gatos que me invadem o quintal comeram alguns quando ainda experimentavam voar. Parvos dos gatos. Levei que tempos a fazer de ama e a enxotar os bichanos e, pelo menos para alguns, não resultou.
Vamos ver que mais nos traz da próxima vez, bettips.