segunda-feira, julho 01, 2024

O PPP de Junho trazia "santos"

A proposta para este mês que se diz "de santos populares", não me entusiasmou por aí além. Todas essas tradições ou se vão perdendo ou, pior, adulterando. Respeito quem o sente, quem se devota com esperança num ente idealizado, ou num espírito, a que se recorre em aflição ou em festa. A parte mercantil deixa-me amarga e a pensar que a estupidez e o dinheiro invadem tudo.

Geralmente nas minhas saídas, e quando passo por elas, visito igrejas ou mosteiros; e se antigas ou modestas, não resisto. São lugares gratuitos e de paz, onde nos podemos sentar a pensar no silêncio, observar a beleza, a devoção ou a modernidade. Muitas vezes me espanto com a crueza das imagens e fico a pensar nesta religião que nos "castiga" sempre, com pecados e tragédias.

S. José foi escolhido em férias, na Casa Museu José Régio, foto geral, e em particular "a sagrada família" que a amiga M. fez sobressair


O Santo António, se de Lisboa se de Pádua, cada um com a sua crença. Santo casamenteiro e festivaleiro, foi assim escolhido, entre o Menino Jesus e as suas gracinhas

Para o S. João: o antigo santo nortenho, santo de alho pôrro, molhos de cidreira, manjerico e outras ervas. Transformado em barulhentas marteladas, balões e fogo de artifício. Escolhida uma foto tirada das Fontainhas, donde se vê a ponte D. Luís e a Serra do Pilar (Foto de MP)


Sobre S. Pedro e S. Paulo, escolhi o último. S. Pedro sempre me pareceu muito mandão, de chaves e privilégios, além do Novo Testamento o apresentar como um tanto cobarde ao negar três vezes que conhecia Cristo. Isto na minha particular perspectiva que não gosto de traições de nenhuma ordem, muito menos em amizades e para salvar a pele...

Tinha visto que, como pregador, este santo especificamente, calcorreou uma grande parte do mundo antigo na bacia do Mediterrâneo. Ora! nem de propósito. Andava algures, e tão longe das minhas escolhas caseiras, quando me aparece um livro que, às tantas, muito gostaria de comprar. Isto de viagens é sempre uma tentação a que nem os santos resistem.

Além de que as ruínas romanas que mostra a capa do livro me recordaram umas outras, encantadoras, junto ao mar. O pensamento é uma ave sem pouso, ou destino, certo!

 

 


2 comentários:

bea disse...

Sempre gostarei de S. Pedro. É o patrono da terra onde nasci, ainda que não seja esse o motivo do gosto. Bom, pode até ser mandão, nunca pensei nisso; mas acho-o muito humano. Traiu o mestre por três vezes, acobardou-se, mas isso não assustou Cristo, não O desviou do propósito que já lhe destinara. E é verdade que os humanos traem muito e de vária forma. A bettips nunca traíu. Bom para si e para os que a gostam, é um descanso. E pode atirar a primeira pedra (nesse âmbito).
Também não encaro a religião como um mundo de pecados, o que é bom de ver pelo que disse atrás.
Boa semana, bettips

Rosa dos Ventos disse...

O Sto. António é o meu santo de eleição.

Abraço