Hoje e sempre, apetece-me flores. Numa de lembranças, fui andando pela viagem à Holanda. Foi há tão pouco tempo: apenas em Abril de 2016... parece-me em outra vida, que esta agora é tão circundante, circulatória, tão diferente.
Numa excursão organizada, uma forma simples de ver "muito em pouco tempo": então, foram apenas 4 dias! Tão cheios de coisas diferentes e beleza que às vezes adormeço a ver, de memória, imagens destes lugares.
De madrugada, estávamos no aeroporto para apanhar o "táxi para Lisboa", chamar-lhe-ia "avioneta", uma palermice da 2ª cidade neste país centralista. Como gosto de observar coisas, deu para ver o sol a nascer... e 4 horas no aeroporto, a esperar ligação para Amsterdam. Desenham-se terra, céu e mar no meu mapa mental e isto diverte-me.
Ali acima, abaixo das nuvens, é certamente o enorme porto e o seu desenho: Roterdão
Um vislumbre dos campos de tulipas, já matizados de cores diferentes:
E depois, muitas coisas, gentes, ruas, museus, canais, e o belo parque de Keukenhoff, em Lisse, que visitamos num dos dias, felizmente à vontade, tendo apenas hora marcada para apanhar depois o nosso autocarro. Não há explicação possível para a admirável disposição e diversidade dos canteiros e maciços de flores e cores, principalmente tulipas, que existem naquele lugar. Essencialmente, foi pensado para acolher e mostrar as inúmeras espécies aos compradores de todo o mundo: a Holanda é um dos maiores exportadores destes bolbos. Diz-se que ali são plantados todos os anos cerca de 7 milhões! Na forma dos jardins ingleses - já por isso me atraía - quanto mais tendo sido parque de um castelo do séc. XVII. Então, não escrevo mais nada... olho e recordoEste caminho que canta cor e vontade de correr nele
No caminho, as plantações, os canais e as estufas
Foi necessário ver para acreditar!
Entretanto, por cá formava-se UMA FLOR, tenra e pequenina, de todos os cambiantes, como estas. Tudo isto está ligado na minha memória. O que faria se tivesse muito dinheiro? Um jardim com cores e uma convivência mais constante com a "minha flor" preferida, vendo-a desabrochar nos meses.
3 comentários:
Que boas, belas e coloridas lembranças!
Fotos lindas como sempre.
Abraço
Tenho esse sonho de ir ver as tulipas na Holanda. Há muito ano que vou juntando pataco a pataco para o efeito. E as fotos da Bettips mais me convenceram a perseverar. Para mais, o meu sonho começou em Van Gogh e no museu que tem as suas obras. Depois dele, as flores. E de seguida posso voltar, considero cumprido o objectivo:).
Ter uma flor assim pequenina e vê-la crescer (mesmo que não seja dia a dia) é uma sorte, já pensou, Bettips?
Boa Páscoa para as duas
Uma beleza esse parque de flores alargado.
Enviar um comentário