terça-feira, fevereiro 22, 2022

PPP - Agenda para Fevereiro 2022

Hoje é um dia bizarro: 22.2.2022. O dois parece-me sempre um cisne, vogando nas águas com o seu pescoço elevado. A minha homenagem aos cisnes e ao ano, esperando que ele(s) passem suavemente, brancos e impermeáveis ao mal que nos ronda.



A proposta deste mês foi baseada no "Borda d'Água", publicação que há muitos anos nos acompanha, instruindo (mesmo sem terra para semear e cultivar!) e com inúmeras informações.

As minhas escolhas foram muito variadas, desde S. Brás, a Santa Escolástica, a Sebastião da Gama, aos outros dias de santos, pintores, aviadores e filósofos.

Em 1975, naufragou à entrada do porto de Leixões, o super petroleiro Maersk, causando um incêndio durante 3 dias, vistas de chamas, fumo e poluição impressionantes. As fotos: a P/B é arranjo da "paginadora M." destes desafios, a outra é minha, tirada já o naufrágio consumado e as chamas extintas. Que achei apropriada para  "S. Brás te afogue que Deus não pode".



Esta é a carcaça do navio que ali ficou mais de 20 anos... Esta foto é de 1985.

E passando por uma outra santa dispensadora de chuva, que este ano, digamos, pouco cumpriu o seu mandato, as variadas escolhas que fiz:








De passeios à chuva (que se dispensava...) em Ponte de Lima, com um amigo de longa data e de longa amizade, é notável ver agora como as cores sobressaem nas paisagens enevoadas.







 

Sobre o poeta Sebastião da Gama e a sua tão querida Serra da Arrábida, a beleza da paisagem, de acordo completo com a sua frase tão etérea "pelo sonho é que vamos":



A fotografia acima recorda-me que a terra é mesmo redonda...







Da aviação, Gago Coutinho e Sacadura Cabral lembrados na pedra da Penha

Para os santos fundadores da Ordem dos Servos de Maria que originaram mais tarde a Companhia de Nª Srª das Dores, só me calhou encontrar este tríptico de representação dela, no Museu de Évora



E para não me embrenhar por filósofos e as suas esculturas, as suas obras intemporais e livros publicados, como Pico della Mirandola, filósofo humanista do Renascimento italiano, fiquei com a ideia deste termo ("pico") para a minha participação

Cópia do original em bronze, do séc. I a.C: estátua "Spinario" ou "menino com espinho".


5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Uma bela viagem, tirando o naufrágio.
O Borda d' Água entra nesta casa tipo ritual do avô paterno que tinha propriedades.
Gostei de rever locais que conheço bem.

Abraço

karam disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
karam disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
bea disse...

Um périplo notável e viajante, bettips. Revi a serra que pouco conheço mas onde me é grato passear, e o recorte de mar e terra que observo sem cansaço. É sorte que não me fique longe de mais tal maravilha.
As fotos estão um espectáculo.

M. disse...

Como negativos de máquina fotográfica antiga revelados ao longo da vida.