quarta-feira, março 09, 2022

PPP - Agenda para Março 2022 - I

Passam-se as mentes em revista para descobrir ideias que ilustrem a arte da semana a seguir. Sou muito adepta da austeridade ou sobriedade do Românico ou do Gótico e lembro-me de passar quase sem olhar, pelas salas de reis e imperadores no Louvre, numa profusão de dourados, móveis, pinturas sumptuosas e lustres, que me cansaram os olhos e (a)ma(ss)çaram o espírito. 

Daí, ter surgido/escolhido um exemplar dos muitos (58!) que há para ver na Rota do Românico do Tâmega e Vale do Sousa.

Dia 10 – Românico

De arquitectura românica e gótica, o Mosteiro de Cete – inicialmente pertencente à Ordem dos Beneditinos - ou Igreja de S. Pedro de Cete, faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa. Encontrei-a por acaso e num local idílico, seguindo placas que nunca sei bem onde vão dar! Soube que foi edificada provavelmente no ano 985, restaurada mais tarde pelo guerreiro templário D. Gonçalo Oveques (1067-1113, apelido de ascendência francesa “des évéques = dos bispos). Austera e solitária, possui inúmeros vestígios, tanto nos claustros como no interior, do seu passado milenar.


O  lugar estava vazio e era bonito, tinha camélias...


 

Imagem de Santa Luzia, protectora dos olhos, a que achei especial graça, pela ingenuidade da imagem antiga, com um olho na mão

 

Aqui, o túmulo dito do abade Estevão Anes, séc. XIII, que pelo báculo e mitra mais me parece um bispo


A poente, ainda vendo ao lado parte do mosteiro primitivo



Assim se inscreve mais uma das minhas recordações, de 2015.


 

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Não sei como é que este nos passou ao lado nas nossas viagens!
Belo registo.

Abraço

bea disse...

Engraçado, também me lembro de ter passado no Louvre por essa parte de fausto que até me pareceu um bocadinho a despropósito, mas não me cansou a vista. Reconheço que, em arquitectura, sou mais gótica. Mas o românico sempre me lembra frades antigos e vida monástica austera, passada na lisura dos arcos de volta perfeita, sombras encapuçadas que vogavam na semi obscuridade de igrejas frias e altas cujo Deus desconheço.
Esse convento e igreja merecem uma visita. Obrigada.
Bom dia, bettips. Que Março lhe sorria.

M. disse...

Notável este teu apanhado de imagens e pensamentos.