terça-feira, junho 28, 2022

PPP Agenda para Junho 2022 (A)

Expressões latinas consagradas

Daquilo que sabíamos e segundo a wiki, a língua portuguesa teve origem no latim vulgar que foi introduzido na Península Ibérica pelos conquistadores romanos, chegados em 218 a.C.

Das influências anteriores (galaicos, lusitanos, celtas) e posteriores (povos bárbaros e árabes), haverá ainda inúmeras palavras derivadas. O nosso rei D. Dinis instituiu o Português como língua oficial do reino e é hoje a 5ª língua mais falada do mundo.

Achei que o desafio de Junho poderia ser sobre essas remotas origens latinas, com expressões que muitas vezes lemos ou nos ocorrem no dia a dia. Por aqui fica a lembrança.

Abyssus abyssum invocat – O abismo chama (atrai) ou o abismo chama outro abismo

Houve tempo em que olhar os precipícios não me trazia qualquer problema. Nunca fui muito afoita mas, desde que estivesse em segurança, espreitava e admirava as paisagens. Com o tempo perdi essa capacidade e essa curiosidade e, com franqueza, a vontade desvaneceu-se ao sentir a cabeça pouco firme e ter a sensação real do que digo: “o abismo atrai”.

Dura lex, sed lex – A lei é dura mas é a lei

Surge-me a pergunta, especialmente em belos edifícios abandonados e fechados a sete chaves: não se pode entrar? Mas não há lei que contrarie o desleixo, a degradação do património?

Carpe diem – Aproveita o dia (o tempo)

Sair. De manhã, não muito cedo, andar  até o sol desaparecer, e a noite de veludo me embrulhar na sua manta azul, escura mas de brilhos sem fim, percorrer todos os lugares belos e chegar ao sono cheia de imagens e sensações. Essa é a minha definição de aproveitar o dia, da melhor maneira!

  

In vino veritas – A verdade de alguém revela-se quando embriagado ou sob a influência do álcool, a pessoa diz verdades

Talvez, gosto de vinho mas acho que nunca me embriaguei a sério. Se beber demais começo a ficar  muito triste e admirada com a alegria dos outros. Será essa a minha verdade?


 
Vae victis! - Ai dos vencidos!

Esse vaticínio parece-me ter saído verdadeiramente da mente romana, os conquistadores de tantas regiões por essa Europa, África e Ásia adentro. Todavia, cogito nessa frase hoje, depois de ter sabido de tantas guerras, passadas e actuais. Todas as guerras de destruição e mortes me repugnam.

*** 

Esta foi a minha primeira escolha. Entretanto, mudei de sentido; mas "a pesca" das fotografias que tinha guardado para este "programa" é abundante. Virei com elas depois porque, como Palavra Puxa Palavra também o Pensamento Puxa Pensamento. A propósito de verdades, ideias e cerejas.

 


2 comentários:

M. disse...

Boas reflexões. Espero que ainda voltes a elas no futuro.

Mónica disse...

Muito original a ideia. Fica para a próxima. Não me passaria pela cabeça o dura Lex sed Lex :))))