sábado, maio 27, 2006

Uff!


Lugares comuns, os nossos. Ou está frio, ou não chove ou...ou, quer... quer, seja...seja. Em que recanto da memória está isto? No tempo em que a gente tinha de decorar a cantar até a tabuada. O que é certo é que veio o nosso 25 de Abril mas, no fundo, no fundo, todos - os desse tempo - temos decalques de memória.
E para que seja expressa a "alegria" da permanência em conjunto, companheirismo e tantas coisas partilhadas: há mais de 3 décadas, um rapaz muito tímido tocou a "Sonata ao Luar" para uma miúda meia esquisita, cabelos compridos, sabrinas, mania de écharpes, mania da roupa preta e meias brancas ...enfim, na ocasião uma rapariga que assustava famílias conservadoras! Ainda por cima, era Maio, mês de novenas ...! Então, num dia 27, encantaram-se, sabe-se lá como e porquê. Ontem a seguir à meia-noite, "The Constant Gardener" apareceu com o livro presente Correspondência de Sophia com Jorge de Sena. A pessoa, nesta idade e neste tempo, digo-vos, fica sem jeito. Já fez isto e aquilo e aqueloutro. Aqui chegada, sorri e diz "Obrigada, eu também me lembrei".
Folheando o livrinho à sorte, vemos que algumas das cartas desapareceram ou foram "apreendidas" pela PIDE. Uma correspondência de amigos que nem sequer eram "conspiradores" de risco! Em 1 de Julho 1978, Sophia dizia um pungente "adeus" à mulher do seu amigo:
-Há uma violência difícil de aceitar- escreve.
Hoje é Maio. Em Maio também deixei de ter um amigo, novo e alegre, bonito. Uma vez, há muito tempo. Agora, diz-se há muito tempo com toda a naturalidade. Porque o tempo realmente passou e esses vinte anos ... os nossos vinte anos só os vemos nos olhos dos nossos filhos!
Assim, sem nostalgia, vou alegrar-me por ter uma vista linda de Lisboa.
Vista por ele.

1 comentário:

39 disse...

Saudades dessa paisagem!!
No 25 de abril era pequerrucha mas lembro-me de ser levada para as manifestações da av. da liberdade pelas mãos dos meus pais... e lembro-me de cantar as musicas de Fernando Tordo, de Zeca Afonso, do Sérgio Godinho, etc, etc...
beijocas grandes