terça-feira, maio 02, 2023

PPP Abril 2023 - Noite

Noites são lugares mágicos, de sonhos e visões.

Se e quando tenho oportunidade de ver o céu à noite, é um encantamento. Alargo o horizonte, sem as esquinas dos prédios que me cercam. Procuro cintilações de algumas luzes que conheço, Vénus, Marte, Júpiter, as "ursas" e outras constelações que vou lembrando. Nunca mais esqueci como encontrar o Norte, 7 vezes a distância de um lado da Ursa Maior, e descobrir a Estrela Polar que raramente se deixa ver. Desde os 10/11 anos que espreito a Lua: da janela do meu quarto, quando o tive só para mim, muitas vezes me fazia companhia "noite fora"e me empurrava a nuvem dos sonhos.

Assim, para o desafio de 17 de Abril, encontrei as fotografias que tirei em sequência, de um eclipse da Lua, que fui seguindo pacientemente, em 2015. Por acaso aqui ao carregá-las saem na ordem inversa.




E como sou de múltiplas escolhas, quando procuro, num acaso encontro outras luas, outras noites. Ou não fosse a noite o principal lugar de soltar o meu espírito. Ou seja: sinto-me mais nocturna que diurna.





Neste grupo, tinha separado esta beleza: eram 19.30h, não noite, mas anunciada pelo canto de recolher.

E passaremos para Maio, mês tão preferido que até nasci nele.


1 comentário:

bea disse...

Estão lindas as luas. Mas digo que não há como vê-las claramente vistas. Já vi algumas casualmente e aquecem-me a alma. Bendigo esse acaso divino que mas deu sem esperar; e relevo a surpresa extasiante da superlua de há uns anos, maravilha a que jamais assistira e me paralisou.
Que maio traga no regaço as rosas que deseja, bettips.