Lisboa, a cidade clara que me tem presa em pensamentos de liberdade, morte e doença.
Não, não estive no terramoto de 1755. Nem no 25 de Abril de 1974. Só depois, em era de cravos e promessas, consolidadas em esperanças. Mais tarde; todos amigos éramos.
Lisboa, onde vimos os tanques e correntes de alegria, nas ruas e avenidas. E como nos sobressaltou a capital, a revolução e sua sequência. Só percebemos ser peões (nós, os do Norte) quando o xadrez se posicionou e as jogadas de fogo e ignorância se sucederam.
(um senhor doutor, velhinho e amável, muito culto e anti-fascista, nesse tempo com olhos e posições de equilíbrio, perigosas).
A cidade tornou-se rapace, no seu centralismo cego. A melancolia estendia-se nas vielas e o azul desbotava; nenhum exemplo, aliás, nenhum bom exemplo, para o resto do País.
A propósito do jogo do Fotodicionário e o retorno lento, nestes últimos anos, agora por laços de oportunidade e família, à capital.
Subir a Rua do Alecrim, passeio de outras lembranças. A placa de práticas oftalmológicas doutros tempos: "Clínica de Enfermedades de los Ojos y Quirúrgicas - fundada por A. Mascaró en 1870".
Adiante, as portas velhas mas verdes que Abril entreabriu.
As palavras de Eça de Queirós e a sua musa cáustica da Verdade. E contudo "sob o manto diáfano da fantasia" andamos.
Finalmente, a reconstrução em condomínios espelhados, onde pombas voam, entontecidas, sem telhas côr de telha para pousar.
Este o pensamento encadeado que lembrei com a sugestão de "Tempo".
23 comentários:
vivi perto perto daí. no largo das belas artes ou... no largo da biblioteca pública. depende do ano. Ao fim de R. Ivens, onde Carlos do Eça namorou a (?) que não recordo o nome (incrível).
Saí com as mudanças. Chiado amado. Vivo. Onde o Tejo e os telhados da baixa eram a minha companhia.
Afastei-me e não voltei. Lisboa traidora que se revoltou contra os moradores.
beijos
Mais uma coisa interessante ...de quem não se conhece de lado nenhum, como nós. Todos os portugueses e todas as cidades, recebem melhor os de fora que os seus filhos, acho. Bjs também, ave da madrugada!
Movimento-me entre Santos (Janelas Verdes) / Saldanha /zona d Fonte Nova (Benfica) - Palácio da Fronteira / Miraflores /Camões (Gravura) ...
... por td a parte ...
a tristeza decadente desta Lisboa q s descaracterizou ...
mesmo s tivesse mt dinheiro ... n~~ao saberia qual o sítio em q estaria totalmente bem, de tal modo tudo à volta se estragou, se destruiu ... envelheceu...
A violência dos "pstos bravos /novoriquismo, e a decadência da alma de uma cidade ...
O teu pensamento é uma torrente de ideias... Interessantes as ligações que fizeste a propósito do "Tempo".
Excelente trajecto este que nos leva à tua inesperada fotografia, em plena Lisboa!
Vem para as ilhas...
E a lenda acontece. Em cada noite na Baía do Silêncio queda-se o céu na noite sombria, solta-se o sonho a fantasia...
Luminoso domingo...
Doce e terno beijo
Bonitas fotos. Lisboa é uma cidade fotogénica mas sem "olho" nada feito
P.S.: O Porto não lhe fica atrás.
Lisboa era bela e segura quando aí estudava...
Hoje...fujo!
Interessante este post sobre tempo e mudança!
Beijinhos
Que pelo "passeio" até ao Tempo!
Boa semana e beijinhos*
Não é "pelo", mas sim "belo".
Desculpa.
durante anos subia (e descia) todos os dias o Chiado, até ao Largo do Camões, depois passei a ir um pouco mais para baixo lá para os lados de S. Bento e das Trinas, entoando outros hinos, fazendo passos que não foram perdidos mas percursos do meu caminho...hoje os trilhos são outros mas Lisboa fica-nos na memória dos livros de Eça, de Fernando Pessoa ou Bernardo Santareno, retratada em Dias de Desassossego.
Um beijo para ti
... é um facto que a malha urbana portuguesa (salvo raríssimas excepções e em cidades ou vilas de pequenas dimensões geográficas) se descaracteriza a olhos vistos. Perservar o antigo (a história)conjugando equilibradamente com a modernidade (a evolução progressista)não omitindo o ambiental, são acções que não se coadunam com a actuação do poder político autárquico que reparte descaradamente o leito conjugal com o sector imobiliário (e toda a sorte de falcatruas que nunca se provam?!) e erros impossíveis de remediar no futuro que daí advéem. O que se passa na Cãmara de Lisboa é o exemplo bem vivo disso mesmo.
Óptima semana!!
Lindas imagens, soberbas!
:)
Não, não faço Artes Decorativas. Antes, sou uma mera estudante de Design Comunicação, e sim lapido cores, crio imagens originais inclusivamente minhas como vês nos meus Blogs.
Inspira-me tanta coisa adentro, é como me sinto qd danço com um par que acerta com os meus passos eu deixo de ser unicamente uma mulher.
Um beijo enorme!
Mudam-se os tempos...
Bjinho
As cidades são feitas pelas suas gentes. E mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
A Lisboa deste tempo não me choca se houver preocupação em conciliar os diferentes estilos de uma forma harmoniosa.
Contudo, há zonas onde isso é muito difícil.
Beijinhos
Fico triste de ler alguns comentários sobre Lisboa. É certo que mudou é verdade que perdeu alguns encantos mas para mim continua a ser uma cidade bonita e ainda com muitos encantos.
Bjs.
Há certa melancolia nas tuas palavras! Convido-te para um café, está bem?
beijos
Obrigada pela sua visita ao meu blog.
Gostei do seu.
Vou voltar.
Beijocas.
Se aprecias as minhas "antiguidades" vai ao meu blog http://temposantigos.blogs.sapo.pt/. Fi-lo só para fazer experiências mas acabei por achar piada mantê-lo. Claro que só faço posts lá de vez em quando porque o tempo não chega para tudo...
Já cá tinha vindo hoje mas o meu comentário parece que não entrou. Era só para dizer que gostei muito da tua visita. Vim logo ao teu blog de que gostei muito. A propósito de Lisboa, vivo cá há muitos anos mas nasci em Alenquer. Acredita que "ainda" não me habituei à cidade. Tem recantos muitos bonitos mas acho que está tudo muito desmazelado e sujo. Não temos o gosto e o cuidado que outras cidades da Europa têm.
Infelizmente Lisboa foi abandonada pelos seus habitantes fruto de politicas camararias desastrosas...
O tempo esse não volta para tras..aqui nesta cidade que é para mim uma paixão.
a 1ª fotografia está mto bonita :-)
Enviar um comentário